quarta-feira, 4 de julho de 2012

Festas da Cidade

“Resultados ficam aquém das expectativas”



O PSD considerou o balanço sobre as Festas da Cidade, feito pela vereadora socialista, Isabel Cardoso, como objetivo e transparente. A posição foi manifestada por Miguel Almeida que apreciou a avaliação como correta: “globalmente as receitas não foram as melhores para todos os participantes na feira das freguesias” e quanto à noite de S. João, “o balanço é positivo, mas com o registo de uma afluência à cidade que não excedeu as expectativas”, declarou Isabel Cardoso.

Miguel Almeida ressalvou que realmente as festas “podiam ter ido mais longe”. Apesar da noite de São João ter sido a um sábado “não se registou um número de pessoas tão grande quanto o expectável, concordou.   

O balanço das Festas da Cidade trouxe ainda à discussão as acusações feitas pelos empresários da restauração liderados por Mário Esteves, às opções da vereadora socialista e também administradora da Figueira Grande Turismo, de prolongamento da Feira das Freguesias. Em análise, o vereador Miguel Almeida considerou “existir capital de queixa”, por parte da restauração e da hotelaria, sobretudo pela “inexistência de uma estratégia concertada para o desenvolvimento do turismo”. Problema que reside também na falta de articulação entre a FGT e a Câmara Municipal, salientou.

Para o alcance de um consenso, o PSD sugeriu a presença de Mário Esteves numa reunião de câmara.

Não partilhando do pedido de demissão de Isabel Cardoso lançado por Mário Esteves, o vereador Miguel Almeida sustentou que cada vez mais fica patente o mau clima que existe dentro do executivo, como se prova pela total ausência de solidariedade prestada à vereadora.

PSD acusa executivo de indefinição sobre conclusão de Projeto Educativo Local

O Vereador João Armando afirmou na última reunião de câmara que "o PSD sente-se enganado" quanto ao prazo de conclusão anunciado para o Projeto Educativo Local (PEL).

Recordando a informação dada pelo executivo socialista que apontava para este mês de Julho, João Armando mostrou-se indignado por ter conhecimento através da imprensa de uma nova deadline, Julho de 2013.

Acusando agora o executivo de João Ataíde de “estar a empurrar o assunto com a barriga”, o vereador eleito pelo PSD acentuou as várias contradições do PS quanto às datas de apresentação e conclusão do projeto. E esclareceu, “esta Camara entendeu que devia ser dada prioridade à finalização do Projeto Educativo Local e só depois ser discutida a agregação das escolas e agrupamentos. A bancada social-democrata salientou ter sido este um dos mais fortes argumentos usados pelo executivo para se justificar o pedido de adiamento da constituição dos mega-agrupamentos. Sente agora estarem defraudadas todas as suas expectativas pela indefinição quanto à data da conclusão do PEL.

Contradições sublinhadas também pela vereadora social-democrata Teresa Machado que recordou o compromisso público assumido também pelo Professor António Rochette, durante um evento sobre a temática que decorreu no CAE, de entrega do projeto educativo durante o atual mês de julho.

Miguel Almeida juntou-se às críticas pela indefinição na conclusão do documento e pediu a entrega de uma súmula do trabalho já feito até à data. 

João Armando concluiu, solicitando que, dada a ligação deste assunto com o Plano Estratégico da Figueira da Foz (que era suposto ter sido apresentado em Março passado), fosse apresentada à Câmara uma programação realista para a entrega do referido plano.

O Vice-presidente da câmara, Carlos Monteiro, em resposta às críticas assumiu que 2012 é o ano zero do projeto e que o documento deverá ficar concluído apenas no decorrer do próximo ano.

PSD aplaude bom exemplo de uniformização de barracas em Buarcos

Depois do PSD ter trazido a debate algumas vezes a necessidade de uniformização das barracas em eventos como feiras de artesanato, a junta de freguesia de Buarcos teve a iniciativa de intervencionar os stands que funcionam junto à avenida. Contrariando o executivo socialista, que afirmou sempre serem necessárias verbas elevadas para este procedimento, a Junta de Freguesia “soube encontrar a solução certa”, salientou o vereador eleito pelo PSD, João Armando.
Trata-se de um bom exemplo que dignifica bastante a Cidade da Figueira da Foz, ressalvou o vereador eleito pelo PSD.