quarta-feira, 12 de junho de 2013

Padre Manuel da Silva vai receber medalha de Mérito Social em Prata Dourada



Os vereadores eleitos pelo PSD propuseram, na reunião de Câmara de ontem, a atribuição da Medalha de Mérito Social em Prata Dourada ao Padre Manuel da Silva. O sacerdote, nascido em 1928, é pároco no concelho da Figueira da Foz há 60 anos. Em 1953, depois de ser coadjutor estagiário na paróquia de Alhadas, o sacerdote assumiu a condução dos destinos da paróquia de Quiaios, Brenha e Bom Sucesso. Em 1993 ficou também com a paróquia do Paião a seu cargo, onde ainda desempenha funções.

Na proposta feita, os vereadores do PSD referem que "o Padre Manuel da Silva tem uma vida dedicada ao serviço das várias comunidades que acompanha e acompanhou" e distinguem "as homílias que faz, onde tenta estabelecer pontos de encontro entre a fé, a mensagem cristã e a vida quotidiana". Além disso, as populações reconhecem "a forma simples e descomplexada com que o Padre Manuel da Silva encara o diálogo social, bem como a aceitação de críticas e a abordagem a questões transversais da sociedade". De igual modo, destacam-se as reivindicações feitas pelo Padre Manuel da Silva junto de todos os agentes do concelho, nomeadamente da autarquia, na defesa acérrima dos interesses das populações. O sacerdote teve também um papel central na dinamização de infraestruturas de apoio social, no restauro de edifícios religiosos e na relação com a comunicação social, com quem sempre colaborou com frequência.

Miguel Almeida destacou as qualidades do Padre Manuel da Silva e propôs ainda que este integre a toponímia da freguesia do Paião. 

A proposta foi aprovada por unanimidade e mereceu o elogio das restantes bancadas.

0 comentários:

Enviar um comentário