quarta-feira, 12 de junho de 2013

Voto de congratulação para União Desportiva da Gândara


O União Desportiva da Gândara, que se sagrou campeão da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra, recebeu um voto de congratulação durante a última reunião de Câmara. A proposta que distinguiu a equipa do Bom Sucesso foi feita pelos vereadores do PSD e foi aprovada por unanimidade. O Gândara já tinha garantido a subida de divisão, mas conseguiu juntar a esse feito o título de campeão, conseguido no último fim-de-semana, com uma vitória sobre o Sepins. Esta vitória dignifica o desporto figueirense e Miguel Almeida deu conta disso mesmo, ao anunciar a proposta à restante vereação. Estão de parabéns todos os jogadores, estrutura técnica e dirigente do clube, bem como todos os associados e apoiantes.

Voto de congratulação atribuído ao Grupo Portucel Soporcel


Na última reunião de Câmara, foi atribuído um voto de congratulação ao Grupo Portucel Soporcel. A proposta feita pelos vereadores do PSD foi bem aceite pelas restantes bancadas. Miguel Almeida anunciou a intenção de atribuir o voto de congratulação ao Grupo Portucel Soporcel, que foi distinguido como a Melhor Empresa do Ano na Europa pelos European Business Awards, que premeiam a excelência, as boas práticas e a inovação da comunidade empresarial europeia.

Segundo a organização internacional, O prémio foi atribuído à empresa que, no ano transato, melhor demonstrou um excecional retorno financeiro, um forte crescimento, estratégias inovadoras e liderança de mercado no seu sector. Miguel Almeida destacou que a Figueira deve orgulhar-se de ter empresas como esta a operar no concelho, bem como assumir que possui o maior filão da indústria papeleira em Portugal. O Grupo representa cerca de 1% do PIB nacional, é líder europeu e sexto no ranking mundial da produção de papel de escritório e para a indústria gráfica. O Grupo gortucel Soporcel é ainda líder na Europa na produção de plantas florestais certificadas e vende para mais de 110 países, espalhados pelos cinco continentes, sendo que as suas exportações representaram, em 2012, cerca de 3% das exportações nacionais de bens.

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana recebe voto de congratulação


O Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz recebeu um voto de congratulação, aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de ontem. A proposta foi feita pelos vereadores eleitos pelo PSD, que destacam o primeiro lugar do Agrupamento no concurso nacional INOVA Básico 2013 - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI. A iniciativa destinava-se a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, dinamizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Direção Geral de Educação, pelo Ministério da Educação e Ciência e pela Agência para a Competitividade e Inovação.

O prémio distinguiu o projeto Kadija, que inclui uma vasta gama de produtos, entre champôs, gel de banho, sabonetes, toalhetes refrescantes, velas ou canetas, com aroma a limonete. O Agrupamento de Escolas da Zona Urbana volta a estar em destaque, depois de ter subido ao primeiro lugar do pódio no Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”.

Grupo Instrução e Recreio Quiaense distinguido com Medalha de Ouro da Cidade


O Grupo Instrução e Recreio Quiaense (GIRQ), que comemora em 2013 o seu primeiro centenário, vai receber a Medalha de Ouro da Cidade. Os vereadores eleitos pelo PSD propuseram a distinção durante a reunião de Câmara de ontem.

O Grupo Instrução e Recreio foi fundado em 5 de Outubro de 1913, acompanhando a grande atividade cultural da freguesia de Quiaios. Foi criada a Tuna do GIR, que alcançou grande sucesso. Nos anos 20 foi construída a sede do Grupo, ficando aberta a primeira sala de espetáculos de Quiaios. Seguiu-se uma intensa atividade no teatro e na música, sendo que hoje ainda são levadas à cena diversas peças de teatro de revista. Nos anos 50 foi criada a secção de folclore, que ainda hoje mantém atividade. Nos anos 60 surgiu a fusão do Grupo Instrução e Recreio com a União Futebol Quiaense, que resultou na designação atual de Grupo Instrução e Recreio Quiaense. O património do GIRQ é constituído pelo edifício-sede (com sala de espetáculos) e a dois campos de futebol. É de salientar também a presença assídua e empenhada do Grupo nas Marchas de S. João e nas Festas da Cidade.

A proposta dos vereadores do PSD foi aprovada por unanimidade.

Padre Manuel da Silva vai receber medalha de Mérito Social em Prata Dourada



Os vereadores eleitos pelo PSD propuseram, na reunião de Câmara de ontem, a atribuição da Medalha de Mérito Social em Prata Dourada ao Padre Manuel da Silva. O sacerdote, nascido em 1928, é pároco no concelho da Figueira da Foz há 60 anos. Em 1953, depois de ser coadjutor estagiário na paróquia de Alhadas, o sacerdote assumiu a condução dos destinos da paróquia de Quiaios, Brenha e Bom Sucesso. Em 1993 ficou também com a paróquia do Paião a seu cargo, onde ainda desempenha funções.

Na proposta feita, os vereadores do PSD referem que "o Padre Manuel da Silva tem uma vida dedicada ao serviço das várias comunidades que acompanha e acompanhou" e distinguem "as homílias que faz, onde tenta estabelecer pontos de encontro entre a fé, a mensagem cristã e a vida quotidiana". Além disso, as populações reconhecem "a forma simples e descomplexada com que o Padre Manuel da Silva encara o diálogo social, bem como a aceitação de críticas e a abordagem a questões transversais da sociedade". De igual modo, destacam-se as reivindicações feitas pelo Padre Manuel da Silva junto de todos os agentes do concelho, nomeadamente da autarquia, na defesa acérrima dos interesses das populações. O sacerdote teve também um papel central na dinamização de infraestruturas de apoio social, no restauro de edifícios religiosos e na relação com a comunicação social, com quem sempre colaborou com frequência.

Miguel Almeida destacou as qualidades do Padre Manuel da Silva e propôs ainda que este integre a toponímia da freguesia do Paião. 

A proposta foi aprovada por unanimidade e mereceu o elogio das restantes bancadas.