domingo, 28 de abril de 2013

Aprovado caderno de encargos para concessão da piscina de mar

Foi aprovado por unanimidade, na última reunião de Câmara, o caderno de encargos para a concessão do complexo da piscina de mar da Figueira. Os vereadores do PSD consideram que o documento está mais aceitável e adaptado ao que é hoje o mercado.  O vereador acrescentou que não se pode ter um caderno com "encargos a mais" e que é importante que a Câmara faça acordos concretizáveis, sob pena de a sua autoridade ser colocada em causa quando há coisas que depois não são, repetidamente, cumpridas. O vereador eleito pelo PSD voltou a lamentar que este processo só esteja a ser resolvido agora e que o novo concessionário venha a ter pouco tempo para planear e colocar em prática o seu plano de atividade no complexo da piscina. Miguel Almeida também voltou a frisar a importância de concessionar o espaço a alguém com provas dadas na gestão de um espaço de restauração e lazer, pois a Figueira precisa daquele espaço bem gerido e dinamizado.

Vereadores do PSD contra o subsídio para as Marchas Populares


Na última reunião de câmara, Miguel Almeida lamentou que o executivo camarário só tenha "pegado no arco e no balão" apenas a dois meses da festas da cidade. O vereador do PSD considera que fazer uma reunião com as colectividades em Abril é uma falta de responsabilidade e respeito pelas pessoas, já que, para além de tardia, a reunião serviu para anunciar um corte considerável no subsídio. Miguel Almeida defendeu que, se era para ser assim, a reunião deveria ter sido feita em Setembro ou Outubro, para que as pessoas pudessem encontrar soluções para angariar verbas. Em segundo lugar, o vereador considera que com 3 000€ é difícil apresentar marchas com a dignidade que a Figueira merece.

Obras na N 109

Os vereadores eleitos pelo PSD abstiveram-se na votação sobre a passagem de um troço da estrada nacional 109, na Chã, para o domínio público municipal. Ainda que sejam favoráveis a que isso aconteça, os vereadores do PSD acreditam que esta seria uma óptima oportunidade para a Câmara exercer pressão sobre as Estradas de Portugal, para o lançamento do concurso da obra de recuperação dos restantes troços da nacional 109 que atravessam o nosso concelho. Miguel Almeida defendeu que a estrada está em muito mau estado, tanto a norte, como a sul.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Atribuição de medalha ao polícia marítimo Adriano Martins




Na última reunião de Câmara, os vereadores eleitos pelo PSD votaram a favor da subscrição de um voto de pesar, bem como da atribuição da Medalha de Altruísmo em Prata Dourada a título póstumo ao agente da Polícia Marítima Adriano Martins. O agente perdeu a vida na sequência de uma operação de salvamento a um veleiro naufragado, em que a embarcação de socorro também naufragou, junto à entrada da barra da Figueira. Miguel Almeida interveio, subscrevendo as propostas, mas declarou que os dois agentes que sobreviveram ao naufrágio também devem ser reconhecidos com a mesma distinção de mérito, pois participaram nas operações de salvamento com bravura e correram o risco de perderem a vida no mar. A restante vereação subscreveu a proposta do PSD e a distinção aos outros agentes deverá acontecer na próxima reunião de Câmara.

sábado, 13 de abril de 2013

PSD questiona executivo sobre a concessão da piscina de mar


Os vereadores eleitos pelo PSD questionaram o executivo camarário sobre o processo da concessão da piscina de mar. A ligação ao último concessionário foi quebrada por falta de pagamento. Miguel Almeida afirmou que pediu, há dois meses, que a "intenção de concessionar o espaço fosse amplamente divulgada", pois "quanto mais divulgação houvesse, mais gente poderia concorrer". O vereador lamentou não ter encontrado essa informação "nem nos meios de comunicação da Câmara, nem da Figueira Grande Turismo". Miguel Almeida mostrou-se também preocupado com a data em que a piscina vai abrir e os timings dos convites que a Câmara vai fazer às entidades interessadas na concessão, bem como o respetivo concurso público para atribuição da mesma, dada a importância do espaço para o turismo figueirense.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vereadores do PSD reforçam posição contra encerramento do Ramal da Pampilhosa


Os vereadores eleitos pelo PSD pronunciaram-se a favor do não-encerramento definitivo do ramal ferroviário da Pampilhosa, que liga a Figueira da Foz à Pampilhosa do Botão. Miguel Almeida interveio referindo que em 2009, quando era deputado à Assembleia da República, abordou o assunto no Parlamento e ficou "a falar sozinho", não tendo nenhuma bancada parlamentar mostrado grande preocupação sobre a matéria. O vereador lamentou que só agora haja muita gente a manifestar-se fora de tempo, numa "corrida ao mediatismo", pois "quando não se trata a tempo das coisas, começa a ser difícil, depois".

Miguel Almeida reforçou que é essencial que o concelho pense nesta linha com uma futura articulação com o porto da Figueira da Foz. O vereador eleito  pelo PSD defende que a Comunidade Intermunicipal, as câmaras municipais e as próprias comunidades devem fazer mais pela defesa desta importante via de comunicação, pois há a possibilidade de o porto ainda crescer e "procurar novos mercados a Norte".

Miguel Almeida reforçou que "não podemos aceitar que o Governo não nos dê um prazo para irmos à procura de negócios que viabilizem a linha", como aconteceu noutras regiões do país.

Vereadores do PSD receiam acidentes devido a alterações de trânsito


Na última reunião de Câmara, os vereadores eleitos pelo PSD demonstraram a sua preocupação sobre o estacionamento indevido que se tem verificado ao fundo da Rua da Liberdade, junto ao muro do Tennis Club. Devido às obras da regeneração urbana, o trânsito sofreu alterações no local. Muitos condutores têm aproveitado para estacionar ali os carros, ocupando grande parte de uma das duas faixas de rodagem, o que obriga muitas pessoas a circularem em contramão. Miguel Almeida considerou a situação "grave e preocupante" pois há um risco elevado de colisão entre viaturas, junto à esquina da Rua Académico Zagalo, onde há uma curva de visibilidade reduzida.