quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PSD tem "déjà vu" ao conhecer Plano de Valorização da Morraceira



Os vereadores eleitos pelo PSD mostraram-se pouco surpreendidos com a apresentação do Plano de Valorização da Ilha da Morraceira, feita na reunião de Câmara de ontem pelo Professor José Rochete. Teresa Machado afirmou que teve um "déjà vu" ao assistir à apresentação, cujos conteúdos não são mais do que pequenas atualizações de projetos estudados e elaborados nos três últimos mandatos. A vereadora social-democrata, não menosprezando o trabalho apresentado, realçou que poucas novidades trouxe relativamente a planos anteriores. Miguel Almeida referiu que ainda não percebeu o rumo que o executivo quer dar a este espaço, referindo que a “Morraceira não precisa de mais estudos nem planos, precisa é de ação”.

PSD reúne consenso da Câmara para tentar travar defeso intermédio da lampreia


Na reunião de Câmara de ontem, os vereadores eleitos pelo PSD propuseram que a Câmara Municipal solicitasse ao Secretário de Estado do Mar a revogação do despacho que prevê um defeso intermédio de dez dias na pesca da lampreia, no Rio Mondego. Miguel Almeida reforçou que uma posição da Câmara junto Secretaria de Estado do Mar tem mais peso do que um pedido feito apenas por um partido. Por força do mau tempo e das condições de maré, os pescadores estiveram impedidos de pescar durante mais de duas semanas, entre Janeiro e Fevereiro, facto confirmado pela Capitania do Porto da Figueira. Na negociação do defeso intermédio foi criada a expectativa de que os dez dias de interrupção só seriam cumpridos se não tivesse havido anteriormente um período igual ou superior sem actividade piscatória por impedimento climatérico ou do caudal do rio.

A proposta do PSD foi aprovada por unanimidade e será pedida a revogação do despacho. Miguel Almeida congratulou-se com a aprovação da proposta e fez votos para que o processo seja solucionado antes de 24 de Fevereiro, data de início do defeso intermédio. A vereação do PSD fez a proposta à Câmara na sequência de uma recente visita a vários pontos do Rio Mondego e de um encontro com os pescadores de lampreia no Portinho da Gala.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PSD quer que Águas da Figueira comuniquem um direito vantajoso dos seus clientes


Na última reunião de Câmara, os vereadores eleitos pelo PSD propuseram que a Câmara solicite às Águas da Figueira uma comunicação a todos os clientes, na sua próxima factura. Em causa está a oferta dos primeiros três metros cúbicos consumidos a quem provar que tem residência fiscal no concelho a Figueira da Foz. Miguel Almeida referiu que esta vantagem é desconhecida da maioria dos clientes e que deverá ser comunicada devidamente a todos os consumidores. Esta oferta resulta da última renegociação do contrato de concessão das águas.

Vereação do PSD quer apostar no potencial da Associação Mó-Gândara



A vereação eleita pelo PSD levantou, na última reunião de Câmara, a questão do apoio da Câmara à Associação Mó-Gândara, sedeada na freguesia dos Moinhos da Gândara. Na sequência da recente visita da concelhia do PSD à freguesia, o vereador Miguel Almeida assinalou o grande potencial que o núcleo museológico apresenta. É necessário solucionar o problema da iluminação do espaço, que se encontra pronta a funcionar, mas que não é activada por falta de verbas. Miguel Almeida sugeriu que o Executivo olhe para este espaço como um pólo cultural e turístico com potencial, tal como acontece com os Núcleos Museológicos do Mar e do Sal.

PSD aprova encerramento temporário do Parque de Campismo com declaração de voto



Os vereadores eleitos pelo PSD, na reunião de Câmara de hoje, votaram a favor do encerramento temporário do Parque de Campismo Municipal da Figueira da Foz. O vereador Miguel Almeida confirmou que não havia outra forma de resolver a questão, tanto pelos estragos causados pela recente intempérie, como também pelas condições em que o parque se encontrava. Miguel Almeida questionou o Executivo sobre as medidas que estão planeadas para a reabilitação daquele equipamento municipal e alertou para a questão do cumprimento rigoroso dos prazos que forem estipulados. Segundo o vereador, em declaração de voto, é necessário ter a noção de que o parque não pode estar encerrado no início da época balnear.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PSD faz propostas sobre Plano Estratégico Nacional do Turismo



Na reunião de Câmara de hoje, os trabalhos iniciaram-se com um debate sobre o Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT). Os vereadores eleitos pelo PSD demonstraram o seu descontentamento em relação à forma como o executivo conduziu o processo de discussão pública do documento junto da Câmara Municipal. Miguel Almeida frisou que o Presidente da Câmara deixou passar os prazos de submissão de propostas ao Turismo de Portugal sem ouvir a oposição e discutir ideias concretas sobre o tema. A promessa de discussão tinha sido deixada na última reunião de Câmara, mas até 31 de Janeiro (fim do prazo) nada se fez, tendo havido sucessivos adiamentos de reuniões por parte do Executivo socialista.

Porém, a vereação eleita pelo PSD fez chegar ao Turismo de Portugal um documento com as suas propostas. A primeira reclama que o posicionamento do produto Sol e Mar dado à região Centro é "inaceitável", porque a Figueira há muitas dezenas de anos que tem perfeitamente consolidada esta oferta turística, que significa um contributo muito importante para a economia local. Também no âmbito do mar, a vereação do PSD saúda que o PENT inclua o surf como estratégico, criticando, no entanto, a exclusão do concelho da Figueira da Foz, ao contrário do que aconteceu com Ericeira, Peniche e Nazaré. A Baía de Buarcos tem a maior onda da Europa, o Cabo Mondego está num processo de candidatura às World Surfing Reserves e o Cabedelo é um local de renome para a prática da modalidade. Não faz sentido a Figueira ficar de fora desta lista, tal como não faz sentido o turismo religioso ser considerado um subproduto turístico, em vez de ser um produto principal. Fátima tem 5 milhões de visitantes por ano e o culto religioso tem outros locais importantes na região. É essencial para a Figueira da Foz ter condições para captar os turistas que visitam, sobretudo, a região de Leiria/Fátima e oferecer-lhes um produto de qualidade.

O vereador Miguel Almeida lamentou que a Figueira não esteja na linha da frente da defesa dos seus interesses, sendo o executivo em funções o principal responsável pela falta de pressão junto das autoridades competentes.