quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Proposta para nova denominação do Prémio Literário




A vereadora social-democrata Teresa Machado surpreendeu a reunião de câmara apelando à devida reflexão sobre a alteração da denominação do Prémio Literário Cidade da Figueira da Foz (criado em 2003 e sempre aprovado por unanimidade por todos os anteriores executivos), para Prémio Literário João Gaspar Simões, cujo regulamento apresentado é exactamente igual ao anterior preconizando a promoção da escrita em diferentes géneros literários.

Teresa Machado considera que atribuir o nome deste prémio a João Gaspar Simões exige ponderação face a outras ilustres personalidades figueirenses, avançando ainda a ideia de que esta denominação o torna redutor e restritivo na divulgação da Figueira da Foz.

Exaltando a excelência e mérito de João Gaspar Simões enquanto ensaísta e crítico literário com projecção nacional expressou que seria oportuna esta designação para premiar um ensaio. Relembrou que os executivos anteriores tinham prestado a devida homenagem a este ilustre figueirense, integrando o seu nome na toponímia e comemorando com sobeja dignidade a data do centenário do seu nascimento numa exposição evocativa da sua obra.

No entanto, referiu que numa criteriosa e fundamentada biografia sobre João Gaspar Simões se pode inferir que não manteve qualquer tipo de relacionamento afectivo com a sua terra natal, nem nunca dedicou um pouco da sua ascensão profissional em prol da cultura da Figueira da Foz.

0 comentários:

Enviar um comentário